-
Arquitetos: Esquadra Arquitetos
- Área: 587 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Arquivo Contemporâneo, COR Conceito, Kitchen, Lumini
Descrição enviada pela equipe de projeto. A intenção inicial dos clientes era de vender a casa, construída por seus pais e espaço onde ela cresceu. A ideia era construir uma casa compacta e de arquitetura contemporânea em outro terreno, mas o valor afetivo que a casa e o local possuíam para os dois fez com que decidissem por uma reforma completa, lançando-se o desafio de aproveitamento máximo dos elementos estruturais existentes.
Para viabilizar a execução da reforma, suprimimos quase 100m² da construção pré-existente, além do escritório e da varanda do lazer, foram eliminadas duas lajes no primeiro pavimento, criando vazios internos generosos que permitem maior fluidez espacial e entrada de luz natural. Com a retirada dos telhados, o pavimento superior foi remodelado de forma a privilegiar e emoldurar as visuais internas e externas. O volume branco se abre ao mesmo tempo para a rua e para o interior do terreno.
No térreo, de materialidade mais sólida, elementos pergolados metálicos foram incorporados à estrutura original de concreto para maior proteção do acesso principal e da varanda do lazer. A estrutura metálica se prolonga desde a extremidade da cobertura da área de lazer até a área interna de pé-direito duplo, configurando um mezanino transparente que dá acesso à biblioteca e alcança a passarela suspensa interna que conecta os quartos.